Projectoangra

Servios

Projectos Paisagista

Retroceder

A Arquitectura Paisagista, arte de ordenar o espaço exterior em relação ao Homem, ou seja, a paisagem, unidade geográfica, ecológica e estética, resultante da acção humana e da reacção da natureza. Hoje a paisagem não surge espontaneamente equilibrada mas constitui um espaço onde o somatório dos projectos sectoriais têm conduzido, como a agricultura e a silvicultura, à exploração exaustiva dos recursos naturais, à construção indiscriminada de conjuntos edificados e fábricas e à implantação consequente das infra-estruturas necessárias a cada sector, tais como auto-estradas, pontes, aeroportos e barragens.

Ao arquitecto paisagista, compete o papel de criar, em qualquer paisagem que é o suporte das comunidades humanas, a melhor forma de considerar e desenvelver os seus valores culturais e recursos biofísicos. Para isso, há que considerar, no plano, a síntese dos pontos de vista culturais, económicos,técnicos e biológicos. O arquitecto paisagista, tendo "o Homem como centro de todas as mudanças", terá de ordenar as diferentes formas de vida autónomas, na sua essência biológica, sujeitas a uma evolução préconcebida e cíclica no tempo.

Gonçalo Ribeiro Teles

 

O Projecto de Arquitectura Paisagista tem como objecto a paisagem, entendida esta como uma unidade geográfica, estética e ecológica, resultante da reacção da natureza e da acção humana.

Principais tipologias no Projecto de Arquitectura Paisagista:

- Parques/ Jardins

-Desenho Urbano

- Espaço Público

- Turismo/ Desporto

- Espaço institucionais

- Integração de infra-estruturas

- Jardins privados

- Planeamento/ Ordenamento 

Copyright © Via Oceânica 2009